Segurança (Imagens Fortes)

11/10/2011 11:01

    A maioria das pessoas acham que norma não serve pra nada. Tem quem diga que regras foram feitas para serem quebradas.

    As normas existem para dar padrão e segurança tanto ao processo ou trabalho executado, como também e principalmente ao ser humano. Em anos passados, muitos trabalhadores eram mutilados ou até mesmo mortos enquanto trabalhavam. Esses números baixaram, graças a criação de normas de segurança. Ainda há muito o que fazer mas depende de nós. Hoje em dia, nós trabalhadores, reclamamos por ter que usar um óculos de proteção, um protetor auricular, um calçado fechado, uma roupa adequada, sendo que nós mesmos que podemos perder quando não usamos esses equipamentos, os chamados EPIs. Há também aqueles que não gostam de retirar seus adornos ( alianças, anéis, brincos, pulseiras, correntes, entre outros) e utilizam das mais variadas desculpas para a não retirada desses penduricalhos: - é uma promessa; - é do meu casamento; - ai, foi alguém muito especial quem me deu!; - isso tem um valor sentimental. 

    Normalmente, as pessoas acham que as coisas só acontecem com os outros. Vejamos alguns exemplos de acidentes provocados pela negligência do trabalhador:

Acidente com torno mecânico. Causa: Guarda-pó aberto.

A pessoa da foto ficou presa pela aliança em um prego que estava em uma prateleira. A aliança ficou e a pele dele também!

 

    Vamos pensar melhor sobre isso. EPI é para ser usado. Adornos não combinam com trabalho. Os botões do guarda-pó, existem para serem usados. E as normas de segurança foram criadas para nos proteger!