Tensão Elétrica ou Voltagem? Corrente Elétrica ou Amperagem?

01/09/2014 22:01

Nas escolas de educação profissional que estudei e/ou trabalhei, aprendi a usar termos técnicos. Termos esses, que diferem do modo que os leigos falam. É totalmente aceitável, que alguém sem instrução, fale termos como "voltagem", "amperagem" e “wattagem". Porém, pessoas que procuram entender a eletricidade como estudantes, pesquisadores, professores ou até mesmo curiosos, devem saber que existe termos corretos quando queremos nos referir, por exemplo, às grandezas elétricas. Esses termos, chamados termos técnicos são definidos pelo Sistema Internacional de Unidades e regulamentado no Brasil pelo MINISTÉRIO DE DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR, através do INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - INMETRO. Em 2 de dezembro de 2013, por meio da portaria nº 590, publicada no Diário Oficial da União, que atualiza o Quadro Geral de Unidades de Medida do País, o INMETRO definiu todas as unidades de medida que devem ser utilizadas no Brasil, as regras de grafia das mesmas entre outras coisas. É importante destacar, por exemplo, um dos itens desse documento que pode ser encontrado em https://www.inmetro.gov.br/legislacao/rtac/pdf/RTAC002050.pdf , que fala:

“Quando escritos por extenso, os nomes de unidades começam por letra minúscula, mesmo quando têm o nome de um cientista (por exemplo, ampere, kelvin, newton, etc.)”.

Outro ponto interessante é o que fala:

“O nome da unidade de temperatura grau Celsius, símbolo ºC, não é uma exceção à regra de se escrever o nome das unidades com letra minúscula, visto que a unidade grau começa pela letra “g” minúscula e o adjetivo “Celsius” começa pela letra “C” maiúscula, pois este é um nome próprio. A exceção para que o nome de uma unidade comece com letra maiúscula, ocorre tão somente quando estiver localizado no início da frase ou em sentença com letras maiúsculas, como em um título”.

Voltando a falar das grandezas elétricas, cabe ressaltar que são diversas as grandezas elétricas existentes. Porém, abordarei aqui apenas as grandezas que considero principais que são: a corrente elétrica, a tensão elétrica, a resistência elétrica e a potência elétrica. Vejamos algumas considerações importantes:

Corrente elétrica possui a unidade de medida ampere e o símbolo utilizado para representar essa unidade é o “A”.

Tensão elétrica, também pode ser chamada de diferença de potencial (d.d.p.) ou força eletromotriz. A unidade de medida é o volt e o símbolo utilizado para representar essa unidade é o “V”.

Resistência elétrica possui a unidade de medida ohm e o símbolo utilizado para representar essa unidade é o “Ω”.

Potência elétrica pode ser dividida em três sendo: potência ativa, potência reativa e potência aparente. A unidade da potência ativa é o watt (W), a unidade de medida da potência reativa é o volt ampere reativo (VAr) e a unidade de medida da potência aparente é o volt ampere (VA).

Espero ter ajudado, bons estudos!